Fonte: Valor Econômico
Os preços do etanol hidratado (usado diretamente nos tanques dos veículos) estão subindo nos postos da maior parte dos Estados há pelo menos um mês, mas mesmo assim o biocombustível mantém a competitividade em relação à gasolina em cinco grandes Estados consumidores.
Na semana encerrada no dia 17, o hidratado subiu nos postos de 14 Estados e do Distrito Federal e só caiu em dez Estados, de acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Em quatro semanas, o etanol acumulou alta em 14 Estados e registrou queda em outros 11 e no Distrito Federal. Já a gasolina caiu em 17 Estados nessas quatro semanas e só subiu em oito Estados e no DF.
Nesse cenário, a diferença entre os preços do etanol para os do combustível fóssil continua elevada em grandes centros consumidores. Nos postos de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Paraná, o biocombustível segue vendido com preços abaixo de 70% dos valores cobrados pela gasolina.
O etanol é considerado economicamente mais vantajoso para a média da frota flex brasileira quando seu preço está abaixo de 70% do valor da gasolina.
A relação mais vantajosa continua sendo observada em Mato Grosso, onde o etanol, em média, ficou em 56,7% da gasolina, em R$ 2,526 o litro. Em São Paulo, maior polo consumidor, a relação ficou em 64,3% na semana passada, com o litro do etanol a R$ 2,624.