Bahia Econômica
O Presidente da Refina Brasil, associação que reúne as refinarias privadas no Brasil, Evaristo Pinheiro, disse, em entrevista ao portal Bahia Econômica, que, embora a Petrobras tenha aumentado o preço do diesel, o reajuste foi suficiente para reduzir a defasagem nos preços. Segundo ele, nesta semana, a defasagem da Petrobras em relação ao mercado internacional para diesel e gasolina variou entre 4% e 9%. Evaristo comentou também sobre o fato da Petrobras vender seus produtos mais baratos para suas refinarias do que para as refinarias privadas, causando desequilíbrio no mercado.
“A Petrobras atua simultaneamente como produtora de petróleo e como concorrente no setor de refino. Isso significa que ela controla o acesso ao insumo essencial (o petróleo) para seus concorrentes. Para suas próprias refinarias, vende abaixo do preço de mercado. Para as refinarias privadas, vende acima do preço de mercado. (…) Essa prática viola princípios da legislação antitruste brasileira e já foi alvo de investigações pelo Cade”, disse Pinheiro.
O Presidente da Refina Brasil explicou também por que as refinarias privadas estão exportando diesel. Veja aqui a entrevista na íntegra.